-
Arquitetos: RVdM Arquitectos
- Área: 260 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno é voltado só para norte, com uma só frente, encaixado entre construções. A luz solar só tem expressão na cobertura. Por isso inverteu-se a organização tradicional da casa de baixo para cima.
O piso social está no andar mais elevado, beneficiando do terraço e das vistas privilegiadas. Os quartos posicionam-se no piso intermédio e o piso térreo serve os programas acessórios – garagem, lavandaria e uma oficina.
A casa vai perdendo volume construtivo à medida que sobe, passando de uma ocupação quase plena no piso térreo para uma utilização muito menor no último piso. Este contém apenas a sala, cozinha e sanitário de serviço. A sala alonga o seu espaço para o piso inferior por intermédio de um vazio que acompanha as escadas.
A casa decompõe-se volumetricamente em dois sólidos que se completam – um de cobertura inclinada e outro de cobertura plana.
No desenho do alçado principal opta-se por um sistema construtivo que utiliza a fachada ventilada com painéis estreitos de laminados de alta pressão, acentuando a verticalidade, e assegurando baixa manutenção e comportamento térmico.